quarta-feira, 16 de maio de 2012

Deficiência - Realidade a ser encarada!

Caros amigos e alunos deo Quintal.


Li hoje, em um jornal local, uma matéria em que diz que nossa região, o Alto Tiête, tem hoje 328 mil deficiêntes, ou seja 25% da população desta região, entre eles, os com deficiência visual são a maioria, representando 80% deste total. A pesquisa foi feita pelo IBGE no censo de 2010.


A pergunta é, onde eles estão? Não estão nas ruas, não estão nas escolas, não estão no mercado de trabalho, não estão nas rodas de amigos, nas festas, nos parques.



O representante da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, respondeu a jornalista que é necessário garantir os direitos básicos destas pessoas, ora, um dos direitos é o de ir e vir, de frequentar escolas, de trabalhar, assegurando uma das coisas fundamentais para o desenvolvimento desta pessoa e de pessoas que não tem deficiência, a convivência!


As calçadas estão cheias de buracos, são estreitas e raramente apresentam rampas de acesso ou ainda semáforos equipados para sinalizarem à deficientes visuais, por exemplo. As escolas discutem a inclusão, ao invéz de incluir e o mercado de trabalho, não prepara.


Bem, o resultado do censo é alarmante, mais ainda é saber que estas pessoas estão em casa, inacessível ao mundo e assim o mundo continua inacessível aos deficiêntes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário