domingo, 28 de abril de 2013

Seu corpo é mais forte do que você pensa!

Olá queridos alunos e amigos do Quintal,

 
Quanto mais estudo o corpo e o movimento mais me surpreendo.
 
Estudando este fim de semana para o Congresso Internacional de Pilates, o Leader Pilates Programe, encontrei textos iluminados, vindos de livros de biomecânica e anatomia e fiquei maravilhada com tamanha força e proteção que o corpo exerce sobre ele mesmo, sim somos muito fortes, mais do que pensamos.
 
Vejam só algumas notícias sobre nossa maravilhosa coluna vertebral.
 
Um das principais funções da coluna vertebral é proteger e medula espinal contra traumas, apesar de ser segmentada, lembrem bem, a coluna é formada por vértebras ligadas por discos intervertebrais, esta estrutura relativamente estável, é capaz de se manter ereta e não colapsar, apesar de se retirar toda sua estrutura muscular.
 
Ela realiza movimentos em todos os planos e eixos de movimentos apesar de ser uma estrutura dita anaxial (sem eixo) portanto ela flexiona, estende, flexiona para os lados e faz rotações.
 
Como dito anteriormente, entre cada vértebra encontra-se um disco intervertebral, que postula atuar como um tampão contra a gravidade e torções, assim, como um amortecedor de choques transmitido à coluna vertebral e esta capacidade de absorver choques se deve a formação do disco, alta tecnologia, podem confiar.
 
Medições de resistência discal mostram que o anel fibroso suporta, cerca 15 à 50 kg/cm2, enquanto o corpo vertebral, os ossinhos arredondados das vértebras de 8 a 10kg/cm2.
 
Foram vistos falhas na placa da extremidade discal com o uso de aproximadamente 850 Newtons (N) de força, cerca de 85 kg em níveis cervicais e 3000 N em níveis lombares, perto dos 300kg.
 
Os seus discos intervertebrais são muito mais fortes que você, ou você aguenta sobre sua cabeça 85 kg de peso? 300 kg então, nem pensar, certo? Portanto o disco interververtebral pode "encarar" cargas muito grande sem desintegrar-se.

 
Foi visto que o "ponto final" do disco é semelhante ao do aço, gente meu disco tem o força e a resistência do AÇO!!!
 
E vejamos nós, quando este ponto é cedido o disco ainda detém:
*A grande capacidade de se recuperar após repouso.
*Sua eficência mecânica pode ser melhorada com o uso.
*Desta forma, a energia gasta para ela se regenerar é diminuída.
 
Gente, quanto mais usamos os disquinhos maravilhosos de nossa coluna, quanto mais exercícios, estruturados, sistematizados e orientados, dispomos a nossa coluna, mais forte ela fica!!
 
Vimos, todavia que, quando há alguma falha em algum local do disco, quando aparecem prolapsos em locais específicos, isso se deve, no entanto, quando considerável fraqueza já está presente.
 
Concluí-se que nossa coluna é mais forte e protegida do que pensamos e torna-se cada vez mais forte e melhora sua capacidade de regenerar-se após esforço, onde podemos ler esforço como, ATIVIDADE FÍSICA e mais ainda EXERCÍCIOS DE FOÇA.
 
E dá-le Treinamento Funcional, Crossfit e Pilates, no Quintal evidentemente, nossa coluna agradece!!
 
Bibliografia
:
PALASTANGA, N.; FIELD,D.; SOAMES, R. Anatomia e movimento humano estrutura e função. 3ed. MANOLE, 2000.
 
 











2 comentários:

Silvia Gomes disse...

Olá amiga... que alegria ter uma coluna tão maravilhosa não é? Por isso devemos cuidar muuuito bem dela, afinal só ganhamos uma por encarnação..rsrsr beijos!! Lindo ( e animado) post!!

  disse...

Oi Silvia querida, obrigada pela visita e pelo comentário, sim devemos cuidar muito bem de nosso coluna, afinal ela aguenta nossos fardos carnais (rs). Beijos e até a próxima.

Postar um comentário